Elã vital
30 jan – 15 mar 2023
De segunda a sexta, das 10h às 17h
Exposição aberta ao público geral, para todas as idades, somente com agendamento prévio
A primeira exposição de R. T. Snott em São Paulo
Uma mostra com obras em desenhos e esculturas têxteis, que são parte da mais recente pesquisa e produção do artista
Curadoria de Rafael Abdala
Pôster criado por @bogdansays

Informações:
Local:
Sala de Exposições São Paulo
ED. Olimpíadas | R. Olimpíadas 242, 10° andar, Vila Olimpia
04551-000 São Paulo (SP), Brasil
Visitas guiadas
Com a mediação de Rafael Abdala (curador). Datas e horários sob consulta.
Serviço educativo
Agendamento para visitas escolares e empresariais.
Para agendar sua visita ou buscar saber mais sobre a exposição envie um e-mail para: circuitodabiodiversidade@bmv.global
Apresentação curatorial
Quando vi pela primeira vez a obra de Alex Simiema fui apresentado a uma vasta produção de desenhos traçados em carvão, giz pastel e sanguíneas que eram marcantes pelo gesto amplo, intempestivo e repetitivo do artista. Em diversos tamanhos, os desenhos materializavam composições quase abstratas e bem equilibradas ao mesmo tempo que sugeriam formas e silhuetas de corpos, plantas e aves. O gestual impactante era imanente e transmitia as afeições e o erotismo do artista, como se vislumbres e impulsos de seus movimentos imediatamente invadissem minha percepção ao observar aquele conjunto de imagens. Foi assim o meu primeiro contato com o desejo de criação de Alex.
Em 2021, atuando sob o pseudônimo de R.T. Snott, o artista iniciou um novo ciclo em sua pesquisa: uma paixão imediata pela materialidade da lã (merino) ganhou protagonismo em suas afeições e entre tramas e enlaces Alex se debruçou nos estudos e técnicas do tricot (knitting), cruzando pontos, linhas e nós capazes de dar forma e volumes únicos aos seus impulsos e desejos.
Quando Bergson nos diz que a vida é a continuação de um só e mesmo elã, que se divide em inúmeras linhas de evolução divergentes, que crescem e se desenvolvem por adições que são, todas elas, criações, ele nos apresenta o conceito de Elã Vital – uma impulsão única, inversa do movimento da matéria e, em si mesmo, indivisível. Na obra de R.T. Snott, o passado se cristaliza e se acumula na própria construção do trabalho. Dá forma ao presente e indetermina por adições o porvir. Minuto a minuto, se tramaram pontos, e fios se cruzaram, criando formas e volumes em um movimento que não determinou função, uso e existência. É na indeterminação que esse ofício ancestral se expande e na obra, como arte, se insere o máximo possível de outros e extraordinários caminhos. Um movimento de diferenciação da obra em si mesma e que passa a ocupar e se mover pelo espaço. Na materialidade da lã e no atravessamento de técnicas de tricotagem temos a própria demonstração dessa capacidade de acumular energia e memória. Todos os fios se tocam e todos cedem ao desejo de criação – esse formidável impulso vital humano, agora manifestado na forma única do artista.
O conjunto de obras que compõem a mostra R.T. Snott | Elã Vital compreende momentos diferentes da produção do artista, mas que por um mesmo impulso e desejo se somam à sua poética. No acúmulo de suas produções, mesmo que técnicas e inspirações se diferenciem, vemos o extravasar de um mesmo elã. Ao observar suas obras se vê o passado em sua duração, um passado que é absolutamente presente e concreto, onde nada se perdeu e que atravessa o presente feito, refeito e desfeito em direção aos possíveis devires, o futuro.
Rafael Abdala, 2023.
Circuito da Biodiversidade
O Circuito de Biodiversidade é, para nós do BMV Global, a concretização de uma jornada de compromisso socioeducativo e cultural. Um programa que vem coroar nossa nova sede na cidade de São Paulo e que inaugura um espaço inclusivo e que oferece a artistas, designers e criativos da tecnologia um ambiente acolhedor para a divulgação de novas ideias, com suas originalidades, referências e releituras.
Um convite ao nosso Diretor Criativo, dando o primeiro passo de uma nova caminhada conjunta, trazendo os resultados dos estudos e trabalhos artísticos que ele tem desenvolvido entre Lisboa e a Covilhã, na Serra da Estrela, Portugal. Convite que se estende aos nossos parceiros, colaboradores e investidores a explorarem este espectro de confluências e reencontros, onde técnicas ancestrais possibilitam vislumbrar a influência das nossas decisões de consumo sobre a paisagem; onde o antiquado retorna renovado com o ímpeto transformador da arte contemporânea.
Para além da exposição Elã Vital, feita sob a curadoria de Rafael Abdala, nosso primeiro projeto do Circuito da Biodiversidade também irá incentivar o fomento e a aquisição de obras do artista, apoiando no financiamento da produção de um vídeo-documentário sobre a rota histórica da lã que há mais de mil anos liga Córdoba, na Espanha, a Braga, em Portugal, encontrando sua maior expressão nos mais de 200 quilômetros que separam Malpartida de Cáceres e a Covilhã. Documentando cada passo, o artista R. T. Snott percorrerá toda a rota a pé, em busca dos pastores que ainda lá vivem e dos artistas e cientistas que trabalham na região.
Por fim, anunciamos ainda que São Paulo é o ponto de partida da programação do Circuito da Biodiversidade, que também propõe estender seu alcance e atuação, levando arte, tecnologia e cultura entre os núcleos BMV, criando uma dinâmica robusta e saudável para a promoção e circulação de bens culturais materiais e imateriais, ideias inovadoras e reflexões sobre a vida, a arte e o meio ambiente por nosso Brasil afora.

www.bmv.global
@bmvglobal